domingo, 2 de janeiro de 2011

Chove chuva

Salve Zé:

Em paz?

Pois então, aqui na roça chove sem parar, coisa de se ver. A vantagem é que esfria e o clima fica pra lá de civilizado, estamos todos encasacados por aqui, em pleno verão.

Ontem não deu pra evitar: passei a tarde diante da TV, assistindo aos pra lás e pra cás da posse da Dilma. É, Zé, uma mulher agora está no comando das Forças Armadas e com a chave do cofre na bolsa. De certa maneira é irônico que uma ex-guerrilheira receba continências, mas no final das contas isso é meio que a cara do Brasil. Não votei nela, como sempre não votei em ninguém, mas confesso que me emocionei em alguns momentos pensando na importância de ver o país eleger, sem medo, alguém que arriscou a própria vida por sua terra, lutando contra a ditadura militar e pagando por isso o preço alto de ter sido torturada e presa por vários anos. E é claro que é só um palpite, mas acho que o governo dela será melhor que o do peão, em todos os sentidos.

Na virada do ano, na quietude de um silêncio que inspiraria Guimarães Rosa, liguei a TV e zapeei até dar de cara com um show do Gil, num palco armado em pleno Retiro dos Artistas, dedicado a um repertório de viés nordestino. Claro que Gilberto Gil + Retiro dos Artistas + reveillon 2010/2011 é quase uma piada pronta, mas vou evitar a ironia exatamente porque foi um show muito bom, com um Gil compensando com vigor e alegria contagiantes a voz que já não o obedece em todos os momentos. Achei um luxo começar o ano desse jeito, ouvindo a música que eu gosto feita por um dos meus ídolos. Bom demais.

Essa semana, a rotina do trabalho reassume o comando da vida. Sonekka e Moreirinha vêm pra cá pra gente decolar a Sonarts de vez. Lembro de papear contigo sobre planos e coisas assim e lembro de você estar sempre meio cético em relação à planejamentos muito rígidos, acreditando sempre que se a incerteza é a regra da vida então o improviso é a grande arte da sobrevivência. Você tinha mesmo razão, e a Sonarts é um bom exemplo. Em agosto tínhamos tudo planejado, previsto, checado. Colocamos a engrenagem pra funcionar e tudo, eu disse absolutamente tudo, deu errado !!!! rsrsrsrsrs ... Mas não há de ser nada, os discos estão prontos, a estrutura está se reorganizando e nas próximas semanas estaremos com nosso bloco na rua !!!

Na seqüência dessas reuniões sonartsianas, vou receber aqui a pessoa que, ao que tudo indica, vai me dirigir musicalmente em 2011. Tô chique, hein?? rsrsrs ... Pois é, mas a verdade é que ando com banzo de tocar e resolvi retomar o hábito de subir ao palco pra mostrar minhas canções ao melhor estilo “do produtor ao consumidor”. Além desse banzo, tenho a motivação extra de tentar montar um circuito de espaços que recebam a música independente, essa é uma necessidade que vai sempre estar presente na realidade do cast da Sonarts. Sendo assim, vou me usar como cobaia e juntar a fome com a vontade de comer. Tomara que dê tudo certo.

Ontem comecei a ler “Cores Probidas”, do Mishima. Fazia muito tempo que não lia nada dele e estou gostando muito. Lamento nunca ter papeado contigo sobre literatura japonesa, mas acho que você gostaria ao menos deste que estou lendo, tem uma densidade típica da época em que foi escrito ( anos 50 ), mas além de não ser datado é tão bem construído que faz a gente ter a sensação de que está conseguindo discernir, um pouco ao menos, os contornos de uma cultura tão diferente da nossa.

Bom, Zé, por hoje é isso. Ainda tenho que revisar uns contratos e, se as Musas permitirem, escrever pelo menos uma letra das muitas que estou devendo aos parceiros.

Te cuida, véio, escrevo de novo assim que der.

Valeu

Alexandre

Um comentário:

  1. Meu querido mestre
    Bom te ver falando com o outro mestre, outro foco sábio para esta bola tão grande, na qual a lei da incerteza e insegurança é sempre a bola da vez.
    Sua descrição sobre a história de uma mulher que "quase deu a vida" por seus ideais conecta com a minha visão. Mas o tempo passa e a lei da incerteza vem me fazer refletir como age alguém que já quase deu sua vida por uma convicção tão "romântica".
    Sabê-lo com planos de voltar aos palcos é uma alegria imensa, mesmo que nunca o tenha visto neste plano. Mas já que é plano tem terreno pra explorar e muitos se juntarão. Espero que todos se doem a esta feliz experiência de ser musical.
    Mishima... este, o denso... gosto de densidade. Vou tentar, aqui, ainda de um outro lado, começar a leitura. Quem sabe trocamos figurinhas a respeito.
    Seu blog está massa, a proposta me comove!
    Um abraço do seu fã
    érico

    ResponderExcluir